Leite

agaggMe contaram a história de uma senhora que perdeu a visão. Em uma manhã, ao acordar, não havia mais olhar. Seu ou dos outros.

Me contaram isso escandalizados. Escandalizados porque ela não procurou nenhum atendimento naquele dia, nem nos três anos seguintes. 

Segundo estes, essa senhora disse ter aceitado sua cegueira, como se tivesse se deejado a vida toda o não ver. Mas o que alguém tanto poderia querer deixar de ver ao ponto de acatar uma interrupção tão brusca e violenta?

Mas então vi em mim mesma a aceitação das interrupções, das perdas, da doença. Sem questionar, como se aquilo já me fosse pretendido.

E por um momento, eu também quis ser cega. Eu também quis deixar de ver tudo o que eu não tolero. Eu quis atravessar a rua e não ver os carros enquanto eles desviavam do meu corpo, as buzinas soando como alarmes. Eu quis levar as mãos até o rosto e não vê-las, e girar e girar, dançar como nunca sem saber o quão ridícula eu era. Eu quis ser gigante e quis ser minúscula, mergulhada em um imenso vazio branco.

Me pareceu tão errado entendê-la. Tão errado desejar não ver. Desejar. Eu deveria estar escandalizada, pensando em possibilidades diagnósticas, formulando um sermão que nunca seria dado. Escandalizada como meus pares que viram nisso uma trangressão imperdoável da ideia de perfeição do homem. A aceitação dela era a banalização deles, tão certos e seguros de seus sentidos apurados. Como poderia alguém abrir mão da perfeição quando eles mesmos haviam se torturado tanto na busca incessante por esta? 

Mas eu a entendia, e tive a impressão de que se algum dia essa senhora voltasse a ver, choraria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s